Considerada a maior obra de alvenaria no mundo, bem como a única construção visível da Lua, a muralha da China foi criada para fins militares, visando a defesa e proteção do território chinês dos mongóis.
A Grande Muralha da China começou a ser construída pelo Imperador Qin durante a Dinastia Qin, para defender seu reino contra a pilhagem de tribos nômades. Sua construção prosseguiu ao longo de sucessivas dinastias. O trecho da Muralha que ainda permanece nos dias de hoje era parte da Rota da Seda, e foi construída durante a Dinastia Ming. Ela se estende por cerca de 6.350 quilômetros.
Ao longo dos séculos, a Muralha foi guarnecida por exércitos com o objetivo de alertar ao primeiro sinal de invasão, e também como primeira linha de defesa.
Diferente do que se acredita, seu propósito não era tanto deter a invasão dos Manchus e das tribos nômades do norte, mas impedí-los de roubar propriedaddes e fugir da China.
Depois da formação da Dinastia Qing, a Muralha já não tinha utilidade, pois o país passou a ser governado pelos mesmos povos contra os quais ela havia sido construída. Ela então se tornou uma fonte de materiais de construção para os vilarejos vizinhos, contribuindo para sua deterioração e destruição.
Hoje, em tempos de paz, a grande muralha se transformou num dos principais pontos turísticos da China, recebendo milhões de visitantes todos os anos.
A maioria dos chineses já foi pelo menos uma vez na vida na muralha e diz-se que chinês que nunca visitou a muralha não é chinês !