INSTANT OFERTAS

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Guerreiros de Terra-Cota


As figuras encontradas nas escavações, em tamanho natural, apresentam-se em rígida formação militar, refletindo nitidamente o poderio e liderança do Imperador. Note-se que a maioria das peças foram esculpidas à mão pelos artesãos, ao contrário das encontradas em túmulos de outra dinastia, confeccionadas em moldes.
Todo o complexo cobre uma área total de 20.000 metros quadrados. As 3 unidades de enterramento contém ao todo mais de 7 mil guerreiros e cavalos de terracota, e mais de 100 carros de combate de madeira, totalizando cerca de 8 mil peças. Os exércitos estão posicionados 1.500 metros a leste do mausoléu do imperador Qin Shi Huangdi, o primeiro imperador, que unificou a China em 211 antes de Cristo.
Recentes escavações encontraram estátuas de civis, ao invés de militares. Acredita-se que representem baixiyong – artistas que entretinham a corte dos imperadores com acrobacias, cantos, danças, provas de força e de destreza manual, e outros espetáculos de lazer do cotidiano.
Existe uma grande preocupação das autoridades quanto à realização de novas escavações... Algumas estátuas já desenterradas apresentam grande deteriorização. Como consequência, aguarda-se o aperfeiçoamento e melhoria das atuais técnicas de preservação para dar continuidade às escavações. Esta salvaguarda adiará a abertura, tão esperada, do túmulo do Imperador Qin Shi Huang Di que está localizado no interior de uma pirâmide, com uma altura equivalente a um edifício de 75 metros.
A maioria das estátuas existentes no Museu de Guerreiros e Cavalos de Terracota foram encontradas em péssimo estado. Interferiram nas mesmas a ação de vândalos em séculos passados, incêndios e a umidade do solo. Graças a um minucioso trabalho de reconstrução, os restauradores conseguiram, reunindo milhares de cacos, refazer as esculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário